“Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” Marcos 8:34
O que você faria se fosse muito rico, com muitas posses e Jesus pedisse pra largar tudo, vender suas propriedades, dar o dinheiro aos pobres e segui-lo? Pois foi exatamente o que Jesus falou ao jovem rico quando este Lhe pediu o que fazer para alcançar a vida eterna, mas como a riqueza estava em primeiro lugar na sua vida, ele saiu triste pelo pedido de deixar tudo e o amor às riquezas o impediu de seguir a Jesus.
“Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos. A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda? Jesus respondeu: Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me. Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.” Mateus 19:16-17, 20-22
Jesus estende o convite a todos, de todas as posições, todas as classes, e todas as profissões. Assim como o jovem rico teve a sua chance de aceitar o convite e seguir a Jesus, mas que seu amor às riquezas o impediu, Jesus também fez o convite a Mateus, que era um coletor de impostos. Os coletores eram odiados pelo povo, porque trabalhavam para o governo romano, sendo considerados traidores da nação e ainda com o agravante de aproveitarem sua posição para cobrar dinheiro a mais e assim enriquecendo através da exploração do seu próprio povo. Mas a resposta de Mateus ao convite foi “sim”, sem nem pensar muito ele aceitou o chamado deixando para trás seu emprego e suas posses, seguindo a Jesus de todo o seu coração.
“Passando por ali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”. Mateus levantou-se e o seguiu.” Mateus 9:9
Querido leitor, Jesus Cristo nos convida a segui-Lo neste momento, mas cabe a nós decidirmos como vamos responder, se vamos colocar as coisas deste mundo em primeiro lugar como o jovem rico ou vamos fazer como Mateus que largou tudo e seguiu a Jesus sem nem pensar duas vezes.
Jesus nos chama neste momento, deixemos de lado o nosso eu e as coisas que nos afastam de Deus “a si mesmo se negue”
Venha assim como está, com seus problemas, dúvidas, dificuldades, etc. “tome a sua cruz.”
Não espere estar pronto, ser perfeito, sem pecados. Venha do jeito que está e Deus o (a) transformará. “e siga-me.” Marcos 8:34.
Fale com Deus neste momento e diga: Senhor aqui estou, com meus problemas e dúvidas; me coloco em tuas mãos para que o Senhor transforme a minha vida e que eu me torne uma nova pessoa para ser usada por ti. Aqui estou com minha cruz para negar a mim mesmo e te seguir. Em nome do Senhor Jesus amém!!!
Estes 3 convites são o chamado de Deus para cada um de nós como uma sequencia.
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” Apocalipse 3:20.
Neste primeiro Jesus nos convida a abrirmos as porta do nosso coração e deixá-lo guiar a nossa vida.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28
Aqui Jesus nos convida a depositarmos sobre Ele os nossos problemas, nossas angustias, nossas dúvidas, preocupações e todas as coisas que nos incomodam e Ele promete nos aliviar. Ele nos ajuda a levarmos as nossas cargas, Ele nos chama a trocarmos o nosso fardo com o dEle.
“…Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.”
Marcos 8:34
E por último nos convida a negarmos a nós mesmos. Deus nos pede a renúncia do próprio eu, da vida errada que levamos e nos chama a tomarmos a nossa cruz, ou seja, irmos a Ele assim mesmo como estamos, com nossos defeitos e pecados, com nossos problemas e Ele mesmo nos transformará. Só basta O aceitarmos e segui-Lo.
O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Números 6:24-26

Deixe um comentário