“ E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza; Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.” Êxodo 1:13,14

Você já pensou em como é ser escravo? Ser propriedade de outra pessoa, sem direitos, sem liberdade e considerado como mercadoria, podendo ser vendido ou trocado e ainda sujeito a trabalhos forçados. O povo de Israel ficou 400 anos como escravo no Egito, mas Deus não havia esquecido dos Seus filhos e lhes providenciou um libertador chamado Moisés.

“ E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó; E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.”  Êxodo 2:23-25

Após os Israelitas saírem do Egito, atravessaram o Mar Vermelho e entraram no deserto, rumo à terra prometida. “Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.” Êxodo 3:8

Como sabemos, o deserto é um lugar árido e inóspito, com temperaturas extremas, muito quente de dia e muito frio a noite e com baixíssimas reservas de água. Mas Deus guiou o seu povo realizando muitos milagres. Deus fez cair maná do céu para alimentar o povo; fez sair água da rocha e tornou águas amargas em potáveis para saciar a sede.

Deus estava com seu povo durante o trajeto, de dia em uma coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho e durante a noite em uma coluna de fogo para os iluminar a fim de que caminhassem de dia e de noite.

Deus abriu o Mar Vermelho para que passassem pelo meio do mar em seco e os livrou dos seus inimigos. Também não envelheceram as vestes nem se gastou as sandálias.

Pelo relato bíblico vemos o quanto Deus cuidou do seu povo, realizando inúmeros milagres a vista de todos, mas mesmo assim o povo foi desobediente, com pouca fé e sempre reclamando de tudo, resultando em uma travessia de 40 anos pelo deserto até que toda a geração desobediente morresse e a nova geração incluindo Josué e Calebe chegassem na terra prometida.

Durante o tempo que os Israelitas passaram no Egito, foram sendo contaminados pela religião e por todos os costumes egípcios que Deus não aprovava, pois os antigos que conheciam a vontade de Deus foram morrendo e nascendo novas gerações que não conheciam a Deus.

O período que passaram no deserto deveria servir como purificação, desaprendendo as coisas do Egito e se relacionando com Deus para chegarem à terra prometida.

Assim como o povo de Israel na escravidão, Deus vê o nosso sofrimento nesse mundo e deseja nos livrar também. Que todo o sofrimento, doenças, tristezas e dificuldades da vida sejam como o deserto, sirvam para nos purificar das coisas erradas  e nos colocar nos caminhos de Deus.

Assim como naquele tempo, hoje Deus tem um libertador para nos livrar do pecado e da morte eterna, naquela época foi Moisés mas agora nosso libertador é o próprio Senhor Jesus.

Sejamos como Josué e Calebe que entraram na terra prometida e não como o povo rebelde, desobediente e murmurador que ficou de fora.

Jesus Voltará!

“E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apocalipse 22:12


Descubra mais sobre Evangelismo 4A

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

VERSO DA SEMANA

¹³ E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

Jeremias 29:13

Descubra mais sobre Evangelismo 4A

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo